Criação de Comitê de Gestão visa melhorar coordenação e qualidade dos serviços de SSR e Planeamento Familiar em todas as unidades sanitárias do cluster.
No dia 11 de outubro de 2025, a cidade de Lichinga acolheu uma sessão de treinamento destinada à constituição do Comitê de Gestão de Cluster, com o objetivo de assegurar a implementação eficaz do pacote de serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) e Planeamento Familiar (PF), de forma integrada e com qualidade, em todas as Unidades Sanitárias (US) do cluster de Lichinga.
O encontro reuniu 15 participantes, entre eles representantes do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS), Comitês de Saúde e de Co-gestão, AMETRAMO, Agentes Polivalentes de Saúde (APS), o Depósito Distrital de Medicamentos, representantes dos Serviços Amigos dos Adolescentes e Jovens (SAAJ), bem como o staff da AMODEFA.
A atividade foi organizada pela AMODEFA no âmbito do projeto “Iniciativa Local/Saúde Sexual, Reprodutiva e Direitos Assegurados para Todos”, implementado com o apoio da Embaixada da Suécia, através do Ipas Moçambique. Este projeto está presente nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Sofala, com foco na promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e no fortalecimento do acesso universal à saúde, especialmente entre adolescentes e jovens.
A criação do comitê de gestão tem como finalidade melhorar a coordenação e a qualidade dos serviços prestados, contribuindo para uma resposta mais eficaz às necessidades das comunidades locais em matéria de saúde sexual e reprodutiva, garantindo que adolescentes, jovens e demais grupos da população recebam atendimento integrado e de qualidade.
VEJA:
Governadora Massengele Recebe Novo Chefe Adjunto de Missão da Embaixada da Irlanda
facebook
galeria:





















Leave a Reply