Moz-Sure lança fábrica de telemóveis no Parque Industrial de Beluluane
A Moz-Sure, empresa moçambicana de capitais maioritariamente nacionais, lançou a construção de uma fábrica de telemóveis na zona do Parque Industrial de Beluluane, na Matola, arredores de Maputo. A cerimónia de lançamento da primeira pedra contou com a presença do ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga.
O investimento inicial está avaliado em cerca de 3 milhões de dólares (2,5 milhões de euros). Numa primeira fase, a fábrica produzirá telefones celulares, prevendo-se posteriormente a produção de laptops e outros dispositivos eletrónicos.
O projeto visa reduzir a dependência das importações, estimando uma diminuição de 14% ao ano das necessidades nacionais de telemóveis. Segundo Francisco Chate, representante da Moz-Sure, a iniciativa também combate os impactos negativos dos equipamentos contrafeitos na economia e na saúde.
A unidade ocupará 2,3 hectares, sendo um hectare destinado à fase inicial, com duas linhas de montagem, duas linhas de empacotamento, laboratório de testes e certificação internacional de qualidade. A produção inicial está estimada em 80 mil unidades por mês, com possibilidade de expansão para 300 mil unidades mensais.
O projeto prevê a criação de cerca de 160 empregos diretos, beneficiando aproximadamente 150 famílias, além de postos indiretos, com foco na formação de jovens locais e de outras regiões.
O ministro Américo Muchanga destacou que a fábrica representa um embrião de inovação e industrialização, colocando Moçambique como produtor de tecnologia e não apenas consumidor, contribuindo para a transformação digital e geração de emprego.
Onório Manuel, diretor-geral da MozParks, qualificou o lançamento como “momento histórico”, sublinhando a importância do projeto para a industrialização e o desenvolvimento económico do país.















Quais são as áreas de contração?
Nos formados em eletricidade industrial teremos espeço?
Sobretudo gostei muito da iniciativa faz perceber que no país tem pessoas que apreciam o avanço tecnológico.