A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique vai entregar ao Governo moçambicano, no início do ano lectivo de 2026, a maior Escola primária do país, a Escola Básica de Esturro, situada na Cidade da Beira. O empreendimento, orçado em mais de 4,8 milhões de dólares, faz parte do projecto Hope, destinado a apoiar comunidades afectadas pelo ciclone Idai em Sofala.
A escola possui 46 salas de aula, com capacidade para 4.600 estudantes em dois turnos, substituindo a antiga Escola Primária Esturro, que sofreu graves danos com o Idai. Segundo o presidente da Tzu Chi Moçambique, Dino Foi, esta infraestrutura representa um salto qualitativo para os alunos, permitindo-lhes estudar em condições adequadas e condignas.
No âmbito do projecto Hope, a Tzu Chi está a construir 23 escolas em simultâneo, das quais 13 estarão disponíveis para alunos no ano lectivo de 2026, totalizando 18 escolas já em funcionamento em Sofala. O projecto inclui ainda a construção de 3.000 casas para famílias afectadas pelo ciclone, das quais 1.678 já foram entregues.
Desde a sua expansão em Moçambique após o ciclone Idai, a Tzu Chi tem apoiado mais de 100 mil famílias em educação, reassentamento, saúde e segurança alimentar, com especial atenção às comunidades da região centro do país.


















Leave a Reply