Moçambique terá vacina de HIV aplicada semestralmente
Moçambique passará a beneficiar de uma vacina contra o HIV administrada de seis em seis meses, fornecida pelos Estados Unidos da América. O anúncio foi feito pelo Presidente da República, Daniel Chapo, no balanço da sua recente visita de trabalho àquele país.
No encerramento da missão oficial, o Chefe do Estado destacou três compromissos alcançados, sendo um deles a introdução de uma nova vacina que representa um avanço significativo no tratamento do HIV.
“O Governo americano selecionou dez países no mundo que terão acesso a este novo medicamento. Moçambique está entre eles. É um grande progresso, pois, até aqui, os nossos compatriotas que vivem com HIV precisavam de tomar comprimidos diariamente. Agora, com esta vacina injetável, o tratamento será feito apenas duas vezes por ano”, referiu Daniel Chapo, sublinhando que a solução já foi devidamente testada.
Com estas vacinas, espera-se não só alargar a cobertura e abranger um maior número de pessoas, mas também reduzir a pressão e o nível de enchentes nas unidades sanitárias, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos serviços de saúde.
O Presidente deixou ainda uma nota de reconhecimento às autoridades norte-americanas, lideradas por Donald Trump, pela continuidade do projeto Millennium Challenge Corporation (MCC), que deverá financiar obras de infraestruturas, sobretudo na região centro do país.
“Recordo que, quando a administração Trump assumiu funções, foram tomadas medidas de redução de apoios, incluindo no caso da USAID e também no MCC. Houve cortes generalizados na África Austral, mas Moçambique foi o único país da região que manteve o projeto. Somos, portanto, o único beneficiário do MCC nesta parte do continente”, declarou o Chefe de Estado.
No âmbito da participação de Moçambique na Assembleia Geral das Nações Unidas, Daniel Chapo reforçou ainda a necessidade de maior representatividade africana nas instâncias globais, defendendo um assento permanente para o continente no Conselho de Segurança da ONU.
veja:
Tendências Tecnológicas em Moçambique em 2025: Inovação e Desafios
Batalha de Views: Tamyris Moiane VS Twenty Fingers (2025)















Leave a Reply