Funcionários do INSS são Instados a Preparar-se para a Aposentadoria

A directora do Seguro Social no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Hermenegilda Maria Carlos, apelou nesta segunda-feira, 20 de Outubro, na província de Maputo, aos funcionários da instituição para que comecem, de forma antecipada, a preparar-se para o futuro, especialmente no que diz respeito à aposentação, garantindo assim uma velhice digna e sócio-financeiramente estável.

O apelo foi feito durante a cerimónia de abertura do seminário sobre aposentação, realizado na localidade da Ponta de Ouro, no posto administrativo de Zitundo, distrito de Matutuine, província de Maputo. A directora destacou a importância de cultivar uma cultura de preparação antecipada para a reforma, permitindo aos funcionários manterem seu padrão de vida mesmo após o fim da vida laboral ativa.

Segundo Hermenegilda Maria Carlos:
“Desejamos que os nossos funcionários encarem esta etapa com tranquilidade, conscientes de que estão amparados por uma legislação justa e por uma estrutura institucional capaz de atender às suas necessidades. É fundamental planear a vida após o trabalho, explorar novas áreas de interesse, antecipar possíveis desafios e descobrir novas potencialidades.”

Durante a cerimónia, Marcelo Kantu, da Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) e ministrante do curso, elogiou a direcção-geral do INSS por providenciar ações formativas voltadas à consciencialização dos funcionários, destacando a importância de promover a reflexão e o planeamento seguro para a aposentação.

O seminário, que decorre na Ponta de Ouro durante cinco dias, é ministrado por uma equipa multidisciplinar composta pela AMODEFA, pelo Instituto Nacional de Providência Social (INPS) e pela BTC (Business, Training & Consulting). Participam 53 funcionários, que estão a refletir sobre temas como os aspectos sociológicos e psicológicos da aposentação, qualidade de vida após a reforma e a importância de um planeamento previdenciário eficaz.

Esta formação faz parte de uma iniciativa contínua do INSS, inserida no esforço de promoção da literacia previdenciária, assegurando que nenhum funcionário seja surpreendido no momento da transição da vida profissional ativa para a aposentadoria.

facebook

PR em Genebra para Partilhar Experiência de Moçambique sobre Resiliência Climática

galeria:

Qual é a sua reação?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0