ProAzul assegura 450 milhões de meticais para desenvolvimento sustentável da Economia Azul
O Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul – FP) e a Cooperação Alemã (GIZ) formalizaram, esta segunda-feira, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE) e o respetivo Plano de Ação, garantindo um financiamento de 450 milhões de meticais destinado a impulsionar o desenvolvimento sustentável da Economia Azul em Moçambique.
Entre os principais objetivos da parceria estão a ativação do Observatório da Economia Azul, a consolidação do Conselho da Economia Azul, o reforço dos mecanismos financeiros e o fortalecimento da comunicação, assim como da capacidade institucional do ProAzul.
O Presidente do Conselho de Administração do ProAzul, Oswaldo Petersburgo, destacou que o acordo representa “a consolidação de uma parceria estratégica” e simboliza um compromisso conjunto que coloca a Economia Azul como um verdadeiro pilar para a transformação de vidas, aumento de rendimentos e melhoria do bem-estar dos moçambicanos.
Por seu turno, a representante da GIZ, Silke Hansen, salientou que a assinatura do memorando marca um novo capítulo na cooperação entre as duas instituições, reforçando a confiança e a visão partilhada de um crescimento mais inclusivo e sustentável para o país.
O evento reuniu representantes do Governo, parceiros internacionais e órgãos de comunicação social, reforçando a importância da colaboração entre instituições nacionais e internacionais na construção de um futuro mais resiliente, inovador e próspero para Moçambique.
Com este financiamento, espera-se que iniciativas ligadas à Economia Azul — setor que inclui pesca sustentável, aquicultura, turismo costeiro e aproveitamento responsável dos recursos marinhos — ganhem maior dinamismo, contribuindo para a criação de emprego, incremento do PIB e proteção ambiental.
galeria:




















Leave a Reply