Na passada sábado, 8 de novembro, a comunidade de Naossa, distrito de Lichinga, província de Niassa, acolheu mais uma edição da Feira de Emprego, promovida pela Associação ActionAid Moçambique (AAMoz), em parceria com o Instituto Nacional de Emprego (INEP) e com o apoio da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).
O evento reuniu mais de 500 participantes, entre jovens beneficiários dos projectos nas comunidades de Naossa, Malica, Matemangue e Lussanhando, representantes da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), agentes económicos, comerciantes, membros do governo local e órgãos de comunicação social.
Durante a Feira, a AAMoz, em colaboração com a CTA, conseguiu mobilizar 17 vagas de emprego para jovens, em áreas como cerração, cozinha, carpintaria e logística, oferecendo oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho e de desenvolvimento profissional.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto “Prevenção do Extremismo Violento” (PVE), resultado da parceria estabelecida entre o Governo de Moçambique (GdM) e o Fundo Global para o Engajamento e Resiliência da Comunidade (GCERF), formalizada através da assinatura de um Memorando de Entendimento em março de 2023.
O projecto visa promover a inclusão socioeconómica dos jovens, fortalecendo capacidades, estimulando a geração de emprego e contribuindo para a paz e coesão social nas comunidades do norte do país.




















Leave a Reply