A Província do Niassa vai beneficiar de um reforço significativo do financiamento da cooperação irlandesa, que passará de 750 mil para 900 mil euros em 2026, incluindo um fundo adicional destinado à resposta a emergências.
O anúncio foi feito esta semana, na cidade de Lichinga, durante uma Reunião de Consulta entre os Órgãos de Governação Descentralizada da Província do Niassa e a Missão da Irlanda em Moçambique.
A reunião foi dirigida por Sua Excelência Elina Judite Massengele, Governadora da Província do Niassa, que destacou a importância do reforço financeiro para a implementação de programas com impacto direto no bem-estar das comunidades locais.
De acordo com as autoridades, o aumento do financiamento permitirá ampliar e consolidar intervenções estruturantes em áreas prioritárias como a agricultura sustentável, educação, saúde, água e saneamento, igualdade de género e promoção do emprego e empreendedorismo juvenil.
As partes sublinharam que este reforço demonstra a confiança da República da Irlanda na boa governação provincial e no uso responsável dos recursos públicos, bem como o fortalecimento da parceria estratégica entre o Niassa e a Irlanda, que completa 30 anos de cooperação em 2026.
A cooperação irlandesa tem desempenhado um papel relevante no desenvolvimento socioeconómico da província, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, sobretudo nas zonas rurais, através de programas orientados para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Com este novo compromisso financeiro, espera-se um maior impacto nas comunidades, reforçando a capacidade da província de responder aos desafios sociais e económicos, bem como a situações de emergência.
➡️ Mais investimento
➡️ Mais resultados
➡️ Mais impacto no desenvolvimento do Niassa
















Leave a Reply