Governo antecipa a distribuição gratuita para garantir o arranque atempado do ano letivo de 2026.
O Governo de Moçambique anunciou que, a partir deste ano, as escolas vão passar a receber os livros de distribuição gratuita dois meses antes do início das aulas, uma medida que visa melhorar a planificação e assegurar o arranque eficiente do período letivo de 2026.
O porta-voz do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Silvestre Dava, explicou que o objetivo é resolver as dificuldades que, nos últimos anos, têm condicionado a entrega atempada do material escolar.
“Esperamos que o processo de distribuição, que foi sempre o nosso calcanhar de Aquiles, se inicie já nos próximos dois meses”, referiu Dava.
Segundo o representante do MEC, o novo modelo de distribuição será implementado durante o período chuvoso, o que representa um desafio adicional em termos logísticos.
“Daí que traçámos esta estratégia de potenciarmos as províncias para serem elas próprias a colocarem o livro nos distritos, para que, em tempo útil, eles possam distribuir pelas escolas”, acrescentou.
Com esta medida, o Governo pretende assegurar que todas as escolas do país recebam os manuais antes do início do ano escolar, promovendo melhores condições de ensino e aprendizagem e garantindo a igualdade de oportunidades entre os alunos.
veja:
Projecto “Ela Pertence à Escola” oferece mais de 50 bicicletas















Leave a Reply